quinta-feira, 7 de julho de 2011

O que é um dicionário?

1.    O QUE É UM DICIONÁRIO?

Um dicionário é uma compilação de vocábulos ou de expressões, com a respectiva significação, ordenados geralmente por ordem alfabética e definidos, por vezes, com indicações gramaticais, etimológicas e fonéticas, ou seja, esclarecem-nos também sobre a origem da palavra e indicam-nos como se deve ler, no caso da sua pronúncia oferecer dúvidas.
A disciplina que se ocupa do estudo dos dicionários chama-se lexicografia.

2.    TIPOS DE DICIONÁRIOS
1.    Gerais;
2.    Enciclopédicos;
3.    Anagicos;
4.    Semânticos;
5.    Bilingues;
6.    Etimológicos;
7.    Técnicos;
8.    De símbolos;
9.    De sinônimos;
10.  De antônimos;
11.  De provérbios;
12.  De mitologia;
13.  De verbos;
14.  De rima;
15. Ortográfico.

Funções principais:

1.    Definir o significado das palavras e a sua apresentação ortográfica;
2.    Informar sobre a etimologia das palavras, fornecendo explicações quanto à origem (latim, grego, árabe, alguma outra língua antiga ou empréstimo de alguma língua estrangeira moderna);
3.    Assegurar a categoria gramatical da palavra (substantivo, verbo, pronome) e outros aspectos gramaticais (gênero, número,...);
4.    Auxiliar, como forma de instrumento, o estudo de uma língua estrangeira;
5.    Contribuir para uniformizar e manter a unidade da língua.

3.      COMO CONSULTAR UM DICIONÁRIO?

1. Introdução

Ler a introdução de um dicionário é bastante esclarecedor, pois nela podemos encontrar instruções de consulta e explicações sobre o modelo do dicionário, que poderá nos ajudar nas consulta.

2. As palavras

As palavras (entradas) são colocadas por ordem alfabética. No entanto, nenhum dicionário contém todas as palavras de uma língua.
Existem algumas regras na apresentação das palavras:
a)    O substantivo é-nos apresentado no grau normal, no singular;
b)    O adjectivo aparece no grau normal, masculino, singular;
c)    O verbo é apresentado no infinitivo.

Alguns dicionários mais completos têm ainda a transcrição fonética da palavra (a forma como se pronuncia a palavra), frases com exemplo de utilização da palavra (normalmente em itálico) e até antônimos.

3. Abreviaturas

Para não se repetir várias vezes as mesmas palavras, usam-se abreviaturas. A lista de abreviaturas aparece geralmente, junto da introdução, logo no início do dicionário.
Vejamos algumas das mais comuns:

Abreviatura
Descrição
adj.
Adjetivo  
adv.   
Advérbio; Adverbial
conj.  
Conjunção; Conjuncional
def.
Definido  
dem.
Demonstrativo  
f.
Feminino   
interj.
Interjeição
loc.
Locução  
m.
Masculino  
pl.
Plural  
pess.
Pessoal
pref.
Prefixo  
prep.
Preposição  
pron.
Pronome; pronominal
s.
Substantivo  
sing.
Singular  
v.
Verbo  


4.    Palavras guias


caçoulo
                 274
     275
cafeeiro



Em cima de cada página aparece sempre uma palavra. É a palavra guia. Nestas duas páginas, a primeira entrada é a palavra caçoulo e a última entrada é a palavra cafeeiro. Por isso, se quiseres encontrar o significado da palavra cafeteira, já não o encontras nesta página.

5.    Interpretar uma entrada

Repare na entrada da palavra Banho

Banho s.m. A ação de banhar; imersão de um corpo ou parte dele num líquido; o líquido ou local onde se tomam banhos; ordem de cavalaria em Inglaterra (nesta acepção, grafa-se com inicial maiúscula) B pl. estabelecimento balnear; ~ de assento banho tomado na posição sentado, [fig.] sacrifício de esperar muito tempo sentado (Do lat. vulg.. *banẽu-, de balnẽu-,, «banho; casa de banho»)



~ → Símbolo que substitui a entrada (banho).
A e B → Indicam as diferentes acepções da palavra.
lat. vulg. → Abreviatura de latim vulgar.


6. Guia de Utilização
Praticamente todos os dicionários têm no seu início um Guia de Utilização. Neste guia são explicados alguns dos sinais que aparecem junto das palavras e que dizem respeito à sua etimologia, análise morfológica, categoria gramatical, etc



7. Dicionários electrônicos

Com o desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação, surgiu uma novidade no mundo dos dicionários: os dicionários electrónicos. Estes podem ter como suporte um CD- ROM ou um DVD, ou estarem disponíveis na Internet. Ficam aqui alguns exemplos disponíveis na Internet

·         Dicionário da Língua Portuguesa On-line. Personalizável, inclui um corrector ortográfico, gramática da língua portuguesa, conjugador de verbos. Acesso às palavras mais pesquisadas.

·         Dicionário da Porto Editora On-Line

·         Dicionário Virtual de Ornitologia. Um projecto apoiado pelo Ministério da Educação (programa Nónio Séc. XXI), para o ensino da Ecologia e Biologia em Portugal.

·         Dicionário de Expressões Inglesas no Português. Sobre o uso de termos ingleses no Português.
Os testes, fichas de avaliação ou exames são dos momentos mais importante da tua vida escolar. Deves preparar-te bem e com antecedência para conseguires bons resultados.

O medo ou alguma ansiedade são normais e, até certo ponto preparam-te para a acção, na medida em que é necessária alguma adrenalina para enfrentares o desafio que é uma avaliação. Tudo o que te exija velocidade de raciocínio, esforço, concentração, resistência, destreza implica que estejas alerta, activo, atento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário